sexta-feira, 26 de abril de 2013

As cores e as dores de Frida Kahlo

  Estou meio (totalmente) ausente do Blog. Estou com a vida agitada, muitas leituras, muitas informações que embaralham meus pensamentos e aí não consigo nem sentar para digitar uma palavra.
   Mas prometo que retornarei com mais frequencia. Para iniciar nossa conversa venho falar do livro que recentemente li: Frida Kahlo, escrito por Rauda Jamis, publicado pela Editora Martins Fontes, com 280 páginas, tendo a data de 1987 como 1ª edição brasileira.
   Confesso que quando comecei a leitura estava muito entusiasmada, pois tinha a expectativa de que iria ler uma biografia de uma artista do século XX cheia de emoções e surpresas. Pois bem as primeiras páginas retratam a origem de Frida, a vida de seus pais, O México numa crescente agitação política com revoltas e a revolução assolando o país. O acidente de Frida  é na minha opinião o momento em que as emoções começam a brotar na vida da artista. O sofrimento que ela passou foi muito grande mas ela soube mesclar as dores com as cores fortes que ela usava para se expressar.
    Os amantes de Frida foram um capítulo a parte. Casou-se com Diego Rivera mas manteve relações extra conjugais com vários homens incluindo Trotski que na época estava refugiado no México por causa da política na antiga URSS. O filhos que Frida não concebeu . Isso foi mais uma soma de sofrimento à vida da artista. "Gosto muito das coisas, da vida, das pessoas. Não quero que as pessoas morram. Não tenho medo da morte, mas quero viver. A dor, isso não, não a suporto".  Acho que além das dores fisícas, a dor de não poder ser mãe foi a que mais destroçou Frida. Chegou a pintar alguns quadros onde demonstrava o tema do aborto.
     Cores, dores, paixão, sorrisos, lágrimas, festas, lamentos. Isso e muito mais você vai encontrar ao ler a biografia de Frida. Respire, leia e se encante. Vale muito a pena conhecer um artista além de sua obra. Vale muito a pena saber que por trás de uma face que sorri e que vive num mundo glamouroso, existe uma tristeza eterna. Essa é Frida Kahlo.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário